segunda-feira, 15 de outubro de 2007

"Matar o Rei" [execução de Carlos I - Londres, 1649]


"MATAR O REI"
Realizador: Mike Barker
Intérpretes: Tim Roth, Dougray Scott, Rupert Everett, Olivia Williams, James Bolam, Corin Redgrave
Grã-Bretanha/Alemanha, 2003
Estreia: 18 de Julho de 2003


SINOPSE

Inglaterra, 1645. Depois de três anos de Guerra Civil, a vitória está do lado dos Puritanos, que destronaram o Rei Carlos I e venceram a sua batalha contra a corrupção.

Dois heróis emergiram da guerra - os chefes do novo exército, Lord General Thomas Fairfax (Dougray Scott) e o seu leal seguidor General Oliver Cromwell (Tim Roth).

A guerra pode ter sido ganha, mas a sua missão agora é unir e reformar a nação. Os seus laços de amizade podem ser fortes, mas o grande teste ainda está para chegar. Como membro da aristocracia, Fairfax deseja reformas moderadas na monarquia, mas Cromwell tem outras ideias...

2 comentários:

Anônimo disse...

Os últimos anos do reinado de Carlos foram marcados pela Guerra Civil Inglesa; ele teve de convocar um Parlamento para fazer frente aos rebeldes da Escócia, mas os líderes da oposição tanto na Câmara dos Comuns como na dos Lordes se entenderam com os inimigos do rei e exigiram, para conceder-lhe impostos, uma série de concessões, entre as quais avultaram a execução do conde de Stafford, provavelmente seu ministro mais fiel - mas que o rei admitiu que fosse decapitado por sua autoridade, após um "bill of attainder" ser aprovado no Parlamento e sancionado em nome do monarca - e a supressão do episcopado. Finalmente, em janeiro de 1642, o rei vai pessoalmente a Westminster prender os líderes rebeldes, que escapam antes de ele chegar ("I see the birds are out of the cage", teria ele dito) e então começa a guerra. O seu filho Carlos II de Inglaterra iria restaurar a monarquia em 1660.

Paulo & Susana
Bom trabalho para os outros :)

Anônimo disse...

A Guerra civil inglesa foi uma guerra civil entre os partidários do rei Carlos I da Inglaterra e o Parlamento, liderado por Oliver Cromwell. Esta guerra teve início em 1642 e acaba com a condenação à morte de Carlos I em 1649.
Antes da Guerra civil, o Parlamento não era um órgão permanente da política inglesa, mas uma assembleia temporária e aconselhadora. O Parlamento era composto por representantes da pequena nobreza e tinha o cargo de recolher os impostos e taxas do rei. O rei recebia os avisos do Parlamento por intermédio dos chamados "bill of rights", todavia o rei não tinha obrigação de os seguir.
Pouco depois de subir ao trono em 1625, Carlos I casou-se com a princesa francesa e católica Henrietta Maria, acto que contrariou a poderosa minoria puritana, composta por um terço dos membros do Parlamento. A participação nas guerras europeias agravou as oposições entre o rei e os parlamentares. Consideradas como cruzadas católicas, Carlos I mandou como comandante um dos seus favoritos, George Villiers, primeiro duque de Buckingham. Desde o reinado de Jaime, o Parlamento desconfiava de Buckingham e pediu que caso ele não alcançasse seus objectivos, fosse-lhe retirado o comando das forças. Depois do desastroso raide na França, o Parlamento demitiu Buckingham do seu cargo em 1626. Carlos I, furioso, considerando esta decisão como uma insulta pessoal, dissolveu o Parlamento o qual julgou "incompetente".



Ana Rita e Marta 11.ºC