segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Galileu, o Heliocentrismo e a reacção Católica

Para reflectir!

Um comentário:

Anônimo disse...

É em volta da tese heliocêntrica que surge um dos pontos mais marcantes do relacionamento entre o Catolicismo e o conhecimento científico. O sistema que estava estabelecido era baseado no geocentrismo, que colocava a Terra como estando parada no centro do universo. Mas, em 1514, Nicolau Copérnico começou a divulgar a hipótese de que era ao redor do Sol, e não da Terra, que giravam os planetas. Copérnico baseou-se nas suas observações dos astros a olho nu. Não tinha qualquer prova decisiva. Nesse primeiro momento ainda não são encontradas críticas sistemáticas ao modelo por parte do clero católico. Membros importantes da cúpula da Igreja ficaram positivamente impressionados pela nova proposta e insistiram que Copérnico publicasse um livro explicando mais detalhadamente suas idéias. Essa publicação acabou só acontecendo em 1543, pouco antes da morte do astrônomo e quase 30 anos depois do início da divulgação dessas teses.
Houve Críticas sistemáticas de religiosos católicos contra o sistema Heliocêntrico surgiram apenas muitas décadas mais tarde, com Galileu Galilei. Convencido de que a hipótese de Copérnico era verdadeira, Galileu passou a sustentar aquela teoria, nomeadamente através da observação dos astros através do recém-inventado telescópio. Isso lhe rendeu muitos problemas com a Inquisição. Num primeiro julgamento, a Igreja limitou-se a ordenar que Galileu continuasse apresentando o heliocentrismo como uma mera hipótese que ainda precisasse de mais comprovação. Galileu susteve -se alguns anos, desviando os seus estudos para outros temas. Contudo, quando foi eleito um novo Papa, de espírito mais aberto para a ciência, Galileu voltou a dedicar-se ao tema. Num segundo julgamento, ele acabou sendo condenado à prisão e viveu os nove últimos anos de sua vida em prisão domiciliar. Galileu continuou tendo acesso a instrumentos científicos e foi nesse período final que elaborou conceitos sobre o movimento dos corpos que são os fundamentos da dinâmica. A obra mais polêmica de Galileu foi colocada no Index, então um instrumento recém-criado. Além disso, de forma silenciosa o poder clerical fez com que a divulgação de seus outros textos fosse por um bom tempo impossível em grande parte dos países católicos.
Galileu tornou-se a única pessoa já condenada pela Inquisição por ter defendido teses estritamente científicas e é um exemplo muito citado em debates que falem de "fé versus ciência". Entretanto, esse evento envolve elementos muito mais complexos do que simplesmente uma controvérsia entre esses dois modos de ver o mundo.
Parte do problema, no que tange o Catolicismo, foi que Galileu viveu uma época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia sua doutrina para fazer frente à Reforma Protestante. Durante a Idade Média, muitos teólogos já haviam reinterpretado as escrituras de forma relativamente livre e constante sem que ocorresse nenhum incidente, mas depois do Concílio de Trento, a Igreja passava a considerar esse tipo de comportamento intolerável. A tese heliocêntrica exigia que a Igreja reinterpretasse certas passagens da bíblia exatamente no momento em que ela estava menos disposta a fazê-lo. Galileu acabou condenado e a doutrina da Igreja permaneceu por muito tempo fiel ao geocentrismo.
Além de suscitar discussões apaixonadas, a condenação de Galileu é um tema tão complexo que há historiadores que dedicam toda a sua carreira a analisar somente esse ponto da história da ciência. O presente texto aborda apenas superficialmente algumas de suas facetas.
Ana Rita nº5 11.ºC