tag:blogger.com,1999:blog-7994429332864164948.post398419857343263399..comments2009-11-12T23:16:31.246+00:00Comments on Nós e a História: John Locke - Sua Contribuição para a Educação11ºChttp://www.blogger.com/profile/08760331978865436241noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7994429332864164948.post-23454668007430494912007-10-18T13:06:00.000+01:002007-10-18T13:06:00.000+01:00Podemos perceber que a teoria educacional de Locke...Podemos perceber que a teoria educacional de Locke apresenta elementos importantes para o conceito educacional. Neste trabalho,observamos as possíveis relações existentes entre a relação do pensamento<BR/>educacional de John Locke com a proposta de uma educação para autonomia. Dessa forma, quer-se ressaltar a importância da reformulação das propostas pedagógicas, a partir do paradigma da relação professor-aluno, visando ao processo autónomo do ensino. Para isso é<BR/>necessário contextualizar o período em que Locke estava inserido e o modelo<BR/>educacional vigente no século XVII e seguintes.<BR/> O século XVII foi marcado por um conceito educacional que visava a uma prática educativa voltada à educação da nobreza, uma educação fraca em conteúdos significativos e sem relevância sem falar na falta de preparo dos professores e tutores do período. Em meio a uma realidade bastante difícil e de conceitos bem estabelecidos a<BR/>prática e a formação da personalidade do aluno eram esquecidos no processo<BR/>educacional. É nesse contexto que John Locke propõe sua teoria educacional voltada para autonomia, para a prática fundamentada em uma reforma curricular que vise à realidade do aluno, aspectos que são evidenciados na teoria educacional onde os conceitos de autonomia e diversidade servem de plano de fundo para a prática educativa actual.<BR/> Foi nesse período que começou a redigir sua principal obra: "Ensaio sobre o entendimento humano", publicada em 1690. Em 1668, tornou-se membro da Royal Society de Londres, e em 1672, secretário do conde Shaffesbury, passando a ter uma vida política activa e efectiva. Shaffesbury opunha-se ao rei Carlos II, que tentava fortalecer o absolutismo,isso,leva a um novo exílio, na Holanda, mais avançado politicamente, onde a liberdade de opinião existia. Locke participou dos preparativos para a expedição de Guilherme de Orange, rei da Holanda, com quem viajou para Londres. Mas, mesmo na Holanda, ainda era perseguido, usou nome falso e colaborou com numerosos artigos em um periódico.<BR/><BR/>Ana Rita e Marta 11ºCAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7994429332864164948.post-7528431998808983512007-10-16T14:28:00.000+01:002007-10-16T14:28:00.000+01:00Quando Locke escreveu os Dois Tratados sobre o Gov...Quando Locke escreveu os Dois Tratados sobre o Governo tinha dois objectivos: refutar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo régio, assim como criar uma teoria que conciliasse a liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem política. A refutação da teoria de Filmer no primeiro Tratado é completa. A teoria de Filmer sobre a soberania absoluta de Adão perdeu qualquer interesse, e o argumento de Locke tornou-se o padrão, mesmo não havendo referências directas a Hobbes, no seu relacionamento mútuo. As doutrinas apresentadas no segundo tratado tornaram-se a base de filosofia política e social, durante gerações. Para Locke o Trabalho é a origem e a justificação da propriedade. O contrato, ou o consentimento, é a base do governo e da fixação dos seus limites. Sendo que as duas doutrinas se baseiam na independência da pessoa enquanto indivíduo. O estado natural não conhece o governo, mas nele, assim como na sociedade política, os homens estão sujeitos às regras da moral, que não é mais do que a Lei de Deus. Os homens nascem livres e com os mesmos direitos, e o que quer que o homem «misture com o seu trabalho» é para sua utilização. Ou, em princípio, era assim que era na sociedade primitiva, em que havia o suficiente para todos «e a terra inteira era a América.» Locke defende que, quando a humanidade se multiplicou e a terra se tornou insuficiente para todos, foram necessárias regras para além das criadas pela lei moral ou natural. Mas a origem do governo não se baseia nesta necessidade económica, mas noutra causa. A Lei Moral é sempre válida, mas não é necessariamente mantida sempre. Na sociedade natural todos os homens têm o mesmo direito de punir um transgressor. De facto, a sociedade civil nasce quando, para uma melhor administração da justiça, os habitantes acordam entre si delegar esta função a determinados funcionários. Assim o governo é instituído por meio de um «contrato social», sendo os seus poderes limitados, envolvendo obrigações recíprocas, sendo que estas obrigações podem ser modificadas os revogadas pela autoridade que as conferiu. É por isso que a teoria de Locke é tão pouco histórica como a de Hobbes. É tão só uma explicação intelectual da origem do governo constitucional, tendo como propósito a justificação das conquistas da Revolução de 1688, de acordo com as ideias do tempo. Uma explicação que introduza uma visão histórica só será realizada por Montesquieu.<BR/><BR/>Pois bem, John Loke muito fez!<BR/>Paulo & Susana<BR/>Bom trabalho para os outros :)Anonymousnoreply@blogger.com